Ora, aqui têm a resposta, que se aplica tanto a bolos cobertos com pasta americana como com glacê:
Pode ou não ser colocada uma camada de recheio antes da cobertura com pasta americana ou glacê, pois isso não têm qualquer influência na aderência da mesma - é mesmo uma questão de gosto.
Dois exemplos:
Neste bolo de pão de ló com recheio de creme de limão, não foi utilizada qualquer camada entre o bolo e a pasta americana. Ao cortar o bolo, este é o aspecto final.
Neste segundo exemplo, conforme podem verificar já utilizei um creme para cobrir o bolo.
Aqui isso deveu-se ao facto de o bolo ser de frutos cristalizados e rum, ser um bolo confeccionado com muito pouco açúcar, e ter um travo ligeiramente amargo.
Como o que se pretendia era um contraste de sabores, o bolo foi coberto com um creme de leite condensado alimado (com sumo e raspas de lima), e coberto com glacê real.
Disso resultam 3 fases distintas ao se comer o bolo:
- o crocante do glacê real
- o crocante misturado com o doce do creme de leite condensado com lima
- o amargo (agora mais ligeiro) do bolo em si.
Só por curiosidade, e porque já me foi pedido várias vezes para mostar, este é o aspecto antes da cobertura de um dos nossos bolos:
A receita do Glacê Real chegará em breve!
2 comentários:
eu adoro bolos decorados acho uma verdadeira obra de arte,porém sempre que tento fazer a cobertura nao da muito certo entao eu gostaria de uma dica simples de como fazer a pasta americana e de outras coberturas simples.desde já muito obrigada.adorei o site meu msn é anadaflon23@hotmail.com
parabéns,este blog me fez esclarecer muitas dúvidas,mas ainda tenho umas coisas pendentes.Fiz a pasta americana,mas na hora de cobrir não fica bom,ele fica úmida e a pasta não fica lisinha. Será que é a espessura??? E tbm será que molho o bolo demais?? tentei inúmeras vezes,mas infelizmente não tem dado certo!! Será que poderia me ajudar?? Desde já agradeço beijos Marisa.
Enviar um comentário